domingo, 16 de setembro de 2012

Frango Delicioso do Jamie Oliver







Inspiração na receita da cozinha express do maravilhoso Jamie Oliver.
Algumas adaptações dos ingredientes que tinha em casa, ricota no lugar do queijo feta, as ervas acrescentei mais algumas e o tomate seco também tinha. O meu acompanhamento foi cenoura doce, que faço muito para acompanhar tanto frango como carne vermelha.
Diria que foi um almoço para dois, já que oportunidade de cozinhar só para meu marido é atualmente uma raridade. Então interpretei este momento como um gesto de amor, delicado, aconchegante, partilhado...o resultado só poderia ser delicioso em todos os sentidos.

 Ingredientes:

1 peito de frango inteiro sem osso e com pele
1 punhado de salsinha
algumas folhas de manjericão
algumas folhas de sálvia
um pouco de cebolinha verde
tomate seco 5 rodelas
150 gr de ricota
sal à gosto
pimenta do reino à gosto


Modo de fazer:

Na parte interne do peito do frango nas laterais, fazer um corte paralelo ao comprimento, formando como um bolsinho, dos dois lados do peito.
Triturar em um processador as ervas, o tomate sêco, a ricota e temperar. Se preferir pode picar em uma tábua as ervas, o tomate e depois agregar a ricota.

Ingredientes separados para o recheio!


Recheio triturado!

Com uma colher, colocar porções deste recheio dentro dos bolsinhos que foi feito com o auxílios de uma faca bem afiada. Acomodar o recheio dentro do peito e amarrar com um barbante para não sair e poder virar na panela para corar com facilidade.


Aquecer  uma panela com um fio de azeite, quando atingir uma temperatura bem quente, colocar o frango e  corar todos os lados.



 Quando estiver todo corado, reduzir a temperatura e cobrir com um pedaço de papel manteiga recortado do tamanho do diâmetro da panela,  umidecer com água, espremer para retirar o exesso de água e cobrir a panela. Deixar cozinhar lentamente, umidecendo o papel para manter a umidade do cozimento. Este procedimento elimina a necessidade de agregar qualquer líquido ao cozimento, preservando todo o sabor dos ingredientes.


Após mais ou menos 30 minutos, estará pronto para servir. Faça o teste do furo, com a ponta de uma faca, perfure a carne, se não verter líquido, estará bem cozida.
Remova o frango para uma tábua e fatia para servir.



    Para acompanhar descasque e fatie bem finas 2 cenouras. Aqueça uma panela , coloque 1 colher de manteiga, acrescente as cenouras fatiadas, adicione 2 colheres de sopa de açúcar. Misture, tampe parcialmente a panela. Quando perceber que as cenouras amoleceram e adquiriram um brilho, desligue e sirva como acompanhamento.




O sabor, aroma de uma comida feita com carinho, exerce sobre nós muito mais do que saciar a fome simplesmente, nos acolhe, nos abraça e nos remete a um lugar seguro e em paz.

Boa semana!

Um beijo com carinho,

Sandra Nunes.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Frango Tailandês ou Indiano




Adoro curry, mas quando resolvi fazer meu franguinho ao curry, descobri que não tinha esta especiaria. Como quando queremos muito uma coisa, nós conseguimos. Botei minha intuição para  funcionar ou melhor meu paladar. Olhei para a minha prateleira de temperos e especiarias e fui selecionando o que poderia juntar e produzir algo com o sabor do curry que já compro pronto. Acreditem a mistura ficou maravilhosa, acredito que daqui em diante quando a receita pedir curry, farei a minha mistura que agora divido com vocês. Único senão é que sou muito intuitiva e as medidas não conseguirei passar, então tratem de usar toda sensibilidade que puderem e façam a mistura dos temperos e consigam um curry exclusivo.

Curry: gengibre em pó
            pimenta do reino
            cominho
            páprica
            cúrcuma ( da aquela coloração alaranjada)
            erva doce
            cravo em pó (moderação no cravo, pois o sabor é intenso, utilize pitadas)
            canela em pó
            cardamono

Ingredientes :

3 peitos de frango cortados em cubos
1 cebola media picadinha
2 colheres (sopa) de manteiga 
1 fio de azeite
3 maçãs descascadas cortadas em cubos
500 ml de caldo de galinha ( nesta receita usei o industrializado em cubo)
1 xícara de leite de côco
sal à gosto
mais ou menos 3 clheres de sopa da mistura de especiarias (curry)

Modo de fazer: 

Em uma tigela misture o frango com as especiarias deixe descansar por uns 15 minutos.
Aqueça uma panela de fundo largo, coloque a manteiga , o fio de azeite e a cebola, refogue até a cebola ficar translúcida.  Acrescente os cubos de frango com as especiarias, refogue bem, quando começar a pegar o fundo da panela, acrescente o caldo de galinha, mexa, junte o leite de côco, mexa, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar e encorpar o molho, acerte o sal e acrescente as maçãs. Tampe novamente a panela e deixe cozinhar até a maçã ficar macia.
Como acompanhamento fiz uma farofinha simples de farinha de mandioca e arroz branco.
Aqui  em casa fez sucesso e serviu bem 4 pessoas.



Fica a dica para o almoço do feriado. Muito fácil de preparar, pode ser feito com antecedência, da para adequar as quantidades facilmente para o número de pessoas....enfim delícia gente.

Beijinhos!

Sandra Nunes

domingo, 2 de setembro de 2012

Pavê de Laranja

Esta receita é leve e refrescante, uma sobremesa que vale a pena repetir.
Fiz meu pavê com sobras de bolo, mas pode ser feito com biscoito inglês.

Montagem do pavê:



1 Arrumar 12 fatias de bolo com 1 cm de largura em um pirex retangular. (ou um pacote de biscoito inglês)
2 Umidecer as fatias de bolo com 1/2 copo de suco de laranja adoçado à gosto aquecido por 30" no microondas.


3 Espalhar o creme de laranja .
 Ingredientes do creme: 1 lata de leite condensado, 2 latas (medida) de suco de laranja, 3 gemas passadas na peneira, 2 colheres (sopa) de amido de milho dissolvidas no suco de laranja. Misturar tudo em uma panela e levar ao fogo para cozinhar até engrossar. Espalhar sobre o creme.



4 Espalhar o merengue com o creme de leite.
 Ingredientes do merengue: 3 claras batidas em neve, 6 colheres de açúcar peneirado, 1 caixinha de creme de leite. Após bater as clara em neve, adicionar o açúcar, parar de bater e misturar o creme de leite. Espalhar sobre o creme de laranja.


5 Salpicar raspinhas de laranja.

6 Levar para gelar por pelo menos 2 horas.




7 Servir.

"Laranja madura na beira da estrada, tá bichada, Zé, ou tem marimbondo no pé..."

LARANJA MADURA
Música de Ataulfo Alves

Espero que gostem desta sobremesa.

Beijocas!!

Sandra Nunes