domingo, 29 de abril de 2012

Cocadinha


Com o feriado chuvoso, anunciando a mudança no clima... louca para começar a ler um novo livro," Pelo Mundo Todo" de Julia Glass ed. Bertrand que aliás mais uma capa linda, este literalmente julguei pela capa, claro.... li o prefácio e as orelhas, mas a capa me conquistou, então...não quero ficar horas na cozinha, quero coisinhas rápidas e deliciosas, esta cocadinha é uma receita de minha mãe que sempre da ibope na minha casa.  

Cocadinha

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 latas de açúcar refinado
1 vidro de leite de côco
  1 pacote de côco ralado de 100grs ( hidratado com 1/2 xícara de leite)

Modo de Fazer:

Misturar todos os ingredientes em uma panela, mexer até desprender do fundo da panela.
Este doce é uma cocadinha de colher.  

Espero que gostem meus queridos.

Beijinhos!

Sandra Nunes

Tomatinhos Confitados




Ando sumida, mas sempre pensando o que seria legal  postar para vocês, passeando por um blog que eu adoro e recomendo, o Diga Maria, encontrei uma receita que me atraiu tanto que testei imediatamente, aprovei, refiz, enfim aprovadíssima. Quem não gosta de receitas práticas, fáceis e claro uma delícia?
Os ingredientes são frescos, muito perfumados, coloridos como é a cozinha mediterrânea.
Espero que gostem como eu gostei.
Buon Appetito!!    





 

Tomatinhos, muito azeite, alho com casca,  várias ervas, sal e pimenta.



Depois de 1 hora de forno brando, tomatinhos confitados.




Amassadinhos vira molho rápido para uma massa, cobertura para uma pizza ou bruschetta e ainda o
azeite aromatizado com o alho e as ervas  dá um up grade na salada.
Fiz um beirute de abobrinha grelhada, com queijo emental, tomatinhos confitados prensado na sanduicheira, acreditem é dos deuses.....

Pode-se preparar e guardar na geladeira para utilizar naqueles momentos de  receitinhas vapt vupt. 

Tomatinhos Cofitados

Ingredientes:

500 grs de tomatinhos italianinhos, grape, cereja qualquer um ou um mix de todos até os amarelos, caso queira pode usar o tomate maduro normal cortado em fatias.
5 dentes de alho com casca, lavados e cortados só as pontinhas
250 ml de azeite
louro
sálvia
manjericão
Sal e pimenta do reino à gosto. Usei a pimenta e o sal grosso moidos na hora.
( as ervas são à gosto, pode ser tomilho, alecrim.... o que preferir ou tiver em casa )

Modo de Fazer:

Colocar tudo em uma assadeira misturar para envolver os temperos e levar ao forno brando por 1 hora. Após retirar do forno, retire as cascas do alho e com um garfo amasse os alhos e os tomatinhos, misture e está pronto para servir como sugerido acima. Simples assim.

Beijinhos!

Sandra Nunes.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Correção!!

Pessoal, uma amiga comentou que as medidas da forma do Bolo de Fim de Semana estão erradas, verifiquei e estão mesmo. A forma citada na receita é uma forma de pão com cerca de 18x8x6,5 e para esta quantidade de massa a forma deve ter em torno de 27x11x6,5.
Como copiei a receita do livro " Receitas Caseiras Bolos " Le Cordon Bleu, página 16 não me ocorreu verificar as medidas, simplesmente fiz a receita peguei uma de minhas formas de pão que achei mais adequada para a quantidade de massa e utilizei. Repassei a receita para o blog na íntegra.
 Peço desculpas pela falha!
Aproveito para deixar uma dica importante. Quando forem fazer uma receita de bolo que não especifíca o tamanho da forma,  encha até 2/3 da assadeira com a massa, este é o limite para que a massa cresça e não transborde no forno. Se sobrar massa faça outro bolinho com a massa restante.
Sempre que perceberem algum erro, ficarei muito grata por me sinalizarem.

Até breve com mais receitinhas.

Um beijinho!

Sandra Nunes.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Picadinho com Purê de Batata

A comida deve ser prática para fazermos, nutritiva para alimentar nosso corpo e também como tudo que falo para vocês deve também ser boa para nossas emoções. Ou seja pura confort food, a comida que aquece o coração e nos deixa mais felizes.
 Alguém vai me perguntar:  mas para fazer picadinho com purê de batatas, precisa de receita e ainda dedicar um post para essa dupla tão corriqueira?
Eu respondo que sim, porque escuto muita gente dizer que acha picadinho sem graça, que coloca muito tempero para dar uma levantada no sabor...e outras coisas mais...então decidi compartilhar o meu picadinho e alguns segredinhos.
Este picadinho pode ser servido como prato principal acompanhado pelo purê de batatas. E também pode ser a base para rechear panquecas, arroz de forno, pastel....o que desejarem. Pode-se fazer uma quantidade maior de uma vez e congelar as porções, enfim é um picadinho versátil. 
  






Picadinho de carne

Ingridientes:

1 kilo de carne moída ( usei patinho moída 2 vezes)
4 colheres (sopa) de azeite
2  colheres (sopa) de manteiga
4 cebolas grandes picadinha
sal e pimenta do reino à gosto
salsa e cebolinha verde picadinha
gotas de limão

Modo de Fazer:

Em uma panela de fundo largo, aqueça o azeite e a manteiga, coloque a carne, deixe fritar mexendo para ficar bem soltinha, acrescente o sal e a pimenta, as cebolas picadas, misture bem e diminua o fogo para cozinhar a cebola, tampe a panela. Nesta hora o aroma é divino!
Desligue o fogo e acrescente a salsinha, cebolinha e pingue algumas gotas de limão. Está pronto o picadinho básico.
Como fiz para o almoço como prato principal, acrescentei azeitonas verdes picadas e ovos cozidos picados.



Purê de Batatas

Ingredientes:

4 batatas grandes  com casca lavadas e escovadas
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cream cheese
sal à gosto

Modo de Fazer:

Cozinhe as batatas com a casca na panela de pressão.
 Dica: pingue algumas gotas de vinagre na água do cozimento para impedir aquela marca escura na panela. Outra dica: Minha mãe dizia que cozinhar as batatas descascadas deixava as batatas aguadas.
Quando estiverem cozidas, descasque assim que conseguir, é importante amassá-las quente. Acrescente o sal, a manteiga e o cream cheese.  Coloque tudo em uma panela e misture tudo vigorosamente em fogo baixo. as vezes deixo meu purê pedaçudo, rústico. Outras deixo lisinho, bato inclusive com o mixer, depende do que ele vai acompanhar.  

 












Comida com jeito de casa de mãe, quem não gosta?
Espero que aproveitem as dicas.

Beijocas!

Sandra Nunes.

sábado, 14 de abril de 2012

Panqueca Americana




Domingo é dia de café da manhã demorado, preguiçoso, inesperado....e prazeroso!
A receita de hoje é aquela panquequinha gordinha, macia, cheirosa... hum!  com manteiga e mel, manteiga e geléia tanto faz, sempre aguça os sentidos.

Panquecas Americanas

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
2 ovos
1 1/4 xícara de leite
1/4 xícara de manteiga derretida

Modo de Fazer:

Em uma tigela peneire os ingredientes secos: farinha, fermento, açúcar e o sal.
Bata no liquidificador os ovos e os leite até espumar. Acrescente esta mistura aos ingredientes peneirados e misture para obter uma massa homogênea. Por último junte a manteiga derretida e misture.
Aqueça uma frigideira anti-aderente pequena, unte com manteiga e coloque 1/4 de xícara de massa de cada vez, sem espalhar para que a panqueca não fique muito fina.
Deixe cozinhar até dourar, vire e deixe dourar do outro lado.
Repita a operação até acabar a massa. Sirva com manteiga, mel, geléia....
Rende aproximadamente 20 panquecas.


Voces já perceberam que adoro coisas simples, assim acrescentamos gotas de felicidade a nossa vida. Como acordar, apreciar o dia lindo... tanto faz se ensolarado ou nublado, inalar o ar puro da manhã, ouvir  música, preparar o café da manhã sem pressa.....que delícia, se tiver panquecas então, é perfeito!  

Um ótimo domingo pra vocês.
Beijos!

Sandra Nunes.
   

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bacalhoada à Portuguesa



Páscoa tem um significado cristão lindo, maravilhoso!
 Páscoa com crianças tem um significado muito colorido, a diferença que as crianças podem fazer em uma família é incrível, observar aqueles olhinhos brilhantes, segurando um ovo de chocolate.... depois as mãozinhas e boquinhas grudentas, melecadas, ávidas por mais chocolate. Alegria e doçura....não tem como não contagiar toda a família de qualquer idade e todos redescobrem os prazeres da infância.   



Almoço de Páscoa! Eu fiz Bacalhoada à Portuguesa, prato tradicional por aqui na Páscoa e Natal. Aliás desde que me entendendo por gente esta tradição faz parte da minha vida. Aprendi a gostar de bacalhau forçada pelo meu pai que era português e não admitia sua filha torcer o nariz para o peixe. Depois de muitas tentativas experimentando, não me lembro quando foi que comecei a gostar mas desde então....simplesmente adoro, todas as receitas. Esta em especial tem muitas boas recordações....


Bacalhoada à Portuguesa
( Para 6 pessoas )

Ingredientes Para o Cozido:

2 kilos de bacalhau dessalgado em postas
6 ovos
10 batatas médias
16 cebolas miúdas
2 maços de couve ( retire o talo e rasgue as folhas )


Para o refogado:

Dentes de 1 cabeça de alho fatiados
1 cebola grande picada
250 ml de azeite
5 colheres de sopa de vinagre branco
 Azeitonas  Pretas à gosto

 Modo de Fazer:

Em uma panela grande coloque a água para ferver, quando levantar fervura coloque primeiro o bacalhau, assim que cozinhar retire as postas, reserve. É importante cozinhar todos os ingredientes nesta água, primeiro as cebolas, as batatas e por último a couve rapidamente. Os ovos, cozinhe separadamente.
Em uma travessa grande, arrume tres fileiras de bacalhau, cebolas, batatas. Entre as fileiras coloque troxinhas de couve.  Descasque e corte os ovos ao meio e distribua à gosto.

Faça o refogado, colocando o azeite em uma panela, acrescente primeiro a cebola quando ficar translúcida, acrescente o alho e vá mexendo até alourar. Coloque sal á gosto, as azeitonas e por último o vinagre.
Com uma concha coloque imediatamente sobre o bacalhau banhando todos os ingredientes.

Se quiser preparar com antecedência, pode arrumar a travessa e deixar no forno brando para não esfriar, deixe para colocar a couve na hora para não secar. Prepare o molho na hora de servir. 
Para uma harmonização perfeita sugiro o vinho português Casal Garcia ou outro vinho verde que preferir. Hum!!!! Divino.

Sugestão para as sobras: Roupa Velha, alguém já ouviu falar? É uma delícia e o aproveitamento é total. Pode ser o prato do dia seguinte.

Modo de Fazer:

Desfiar o bacalhau, picar os ovos ( se precisar cozinhe alguns, é muito importante para ligar a Roupa Velha ), picar as batatas, as cebolas, a couve. Fazer um refogado com azeite cebola e alho, acrescentar todos os ingredientes e misturar bem para ficar tudo bem incorporado pingar gotas de vinagre, misturar novamente. Desligue o fogo e sirva.

E vocês o que fizerem para o almoço de Páscoa?
Me contem, vou adorar compartilhar suas receitas.... afinal aqui todos adoram este assunto, né?

Uma ótima semana para todos.

Beijos!

Sandra Nunes.