domingo, 18 de novembro de 2012

Creme De Gemas

É incrível como minha memória de infância está ligada as cozinhas de minha mãe e avós.
Minha avó paterna, já falei sobre ela em outro post era uma avó que todas as netas gostariam de ter. Sempre carinhosa, doce. Em sua bolsa sempre tinham balas. E ela sabia contar estórias como ninguém. Eu ficava imaginando um mundo cheio de príncipes, princesas e castelos....bailes e vestidos descritos em detalhes, o lugar onde uma princesa gostaria de viver feliz para sempre. E  das cozinhas do castelo se assavam biscoitos em formatos diversos, bolos confeitados, e o que mais a imaginação construísse. As mesas eram postas com requinte de louças lindas, flores e cristais. Minha avó sabia que tudo isto conferia sabor a vida. E claro que não poderiam faltar algumas tragédias como uma doença terrível, uma pobreza repentina, um príncipe indo para a batalha....mas o final era sempre coroado com o "felizes para sempre."
 Sempre eu acompanhava minha avó na cozinha como sua ajudante. Ela deixava tudo, até quebrar ovos, mesmo que sujasse a pia ela sorria e dizia, - boa menina é assim que se aprende. Eu me sentia muito importante, pois ela dizia que sem minha ajuda ela não poderia fazer tantas delícias sozinha.
Este creme que compartilho com vocês, é uma das receitas que faz parte do meu paladar mental. Não faltava quando minha avó Lucinda estava em casa. Ela dizia que este creme era fortificante para as crianças, já que leva gemas e leite. Assim esta receita fez parte de minha vida infantil e das de meus filhos também.




Creme de Gemas

1 litro de leite integral
4 gemas passadas na peneira
1 xícara mal cheia de açúcar
2 colheres de sopa de  maizena
1colher de sopa de manteiga
Raspas de 1 limão


Modo de Fazer

Em uma panela coloque todos os ingredientes, menos a manteiga e as raspas de limão. Dissolva a maizena em um pouco do leite e leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Neste momento mexa até atingir a consistência de creme, desligue o fogo acrescente as raspas de limão para perfumar e a manteiga que dará um aspecto brilhante ao creme.
Despeje em uma tigela rasa ou taças individuais. Salpique um pouco de raspas de limão.

Caso tenha um maçarico culinário, pulverize açúcar por cima e com o maçarico caramele o açúcar formando uma casquinha.
Minha avó tinha uns ferrinhos que ela aquecia na boca do fogão e decorava com listras, xadrez os cremes, rocamboles, pudins...Fiz cruzinhas desta forma sobre o meu creme.


Espero que gostem e remexam sua memória para encontrar num cantinho do coração um sabor esquecido de amor.

Beijinhos meus queridos!!!!

Sandra Nunes.






 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário