quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Uma Doce Lembraça!

Um pouquinho de nossa história, extraída do livro O Doce Brasileiro. Boa leitura!


Corria o ano de 1890. A sociedade brasileira, agitada, aprendia a conviver com o novo mundo aberto pela abolição da escravatura e pela recém nascida República.
O fim do regime trouxera pessoas de todas as partes do mundo, trabalhadores que vinham substituir a mão de obra africana. E assim o País se enriquecia com  novos costumes, tradição e hábitos. No campo e na cidade, aprendia-se a conviver com os imigrantes europeus.
Ao mesmo tempo, jovens de elite retornavam de seus estudos na Europa, novas idéias fervilhavam na antiga corte, ouvia-se falar até de movimentos de emancipação feminina. Enfim, ventos novos sopravam além-mar. E não eram só idéias, que aqui aportavam. Nos portos do Rio de Janeiro e de Santos desembarcavam a manteiga da Dinamarca, tecidos ingleses, porcelana francesa, queijo e farinha "do reino", como os brasileiros se referiam a sua antiga metrópole, onde, de fato, a monarquia continuaria a dominar por uns bons vinte anos.
Mas, aqui, a novíssima República estava efervescente. As cidades cresciam, a população aumentava, o governo adaptava-se às novas circunstâncias.
Em cidades maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro, as linhas de bonde puxado a burro alongavam seu percurso, chegavam a regiões mais distantes do centro , facilitando a vida da população. Progresso e conservadorismo conviviam lado a lado. Para abastecer as casas, os aguadeiros passavam com suas carroças, trocando pipas vazias por outras, cheias de água limpinha. Mas as autoridades tomavam providências para melhorar o abastecimento. Em São Paulo, a Companhia Cantareira entregava à população a grande caixa dágua da Consolação que passou a alimentar chafarizes; no distrito da luz, começava a ser instalado o serviço de esgotos.
Pelas ruas, o pregão de vendedores de peixe, leite, frutas e jornais misturava-se ao ruído das carroças e dos animais. Nas praças e ruas movimentadas, junto a portas de teatros e igrejas, as negras alforriadas armavam seus tabuleiros para oferecer mugunzá, cuscuz, pamonha, paçoca e outras lambiscarias, era a cozinha ganhando rua, firmando a tradição, já presente, das múltiplas influências confluindo para um só destino: o amor brasileiro pelo doce.

Para entendermos o presente devemos conhecer o passado, muitas curiosidades nesse pedacinho de nossa história.

Um beijo!
Sandra Nunes

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ovos Nevados

Icebergs em um lago de creme! Esta é a definição perfeita para esta sobremesa.
Pensei em várias receitas que eu pudesse compartilhar, mas com o clima esquentando, o natal chegando, voltei no tempo, acho que todo mundo tem esta tendência quando chega perto do natal, voltar aos anos passados, com doces lembranças, perfumadas por aromas que saíam das cozinhas de nossas queridas mães, avós.... e lembrei de minha avó Lucinda cozinhando:  ovos nevados, fios de ovos, pudim francês que eu não tenho a receita pois ela fazia de cabeça e meu pai adorava, orelhas de abade... eram algumas das receitas assíduas em sua cozinha nesta época do ano. Escolhi  ovos nevados para servir bem gelado, todo mundo adora! 

 Ovos Nevados

Ingredientes:

1 litro de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
8 ovos
8 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha ou raspas de limão

 Modo de Fazer
Em uma panela de fundo largo, misture o leite e o açúcar. Leve ao fogo para ferver, após a fervura abaixe o fogo e deixe cozinhando, enquanto prepara o suspiro. Bata as claras em neve e adicione o açúcar de confeiteiro peneirado até formar picos bem firmes. Com ajuda de uma espátula, coloque à colheradas porções de suspiro na panela para cozinhar no leite. Deixe que as porções de suspiro cozinhem por aproximadamente 2 min. Vire-os com uma escumadeira para cozinharem do outro lado. Delicadamente  retire  os suspiros cozidos com uma escumadeira para escorrer e  coloque-os em uma compoteira. À parte peneire as gemas, coloque um pouco do leite que usou para cozinhar os suspiros e misture rapidamente para diluir as gemas sem cozinhar e junte ao restante do leite, mexendo sempre, volte ao fogo, continue mexendo para encorpar e formar um creme aveludado. Junte a baunilha ou se preferir as raspas de limão. Despeje o creme sobre os suspiros. Leve à geladeira e sirva bem gelado.

Sim, repetimos nossas receitas favoritas. Não sei se são as lembranças ou se são tão deliciosos assim. Vocês é que vão me dizer.
 Um super beijo!

Sandra Nunes.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Chutney de Manga

 Este acompanhamento de origem indiana,  combina perfeitamente com grelhados, legumes, queijos...hum! Uma delícia!
Adoro sabor agridoce, acho interessante este contraste ácido e doce. Dá um up grade no franguinho básico, incrementa um simples sanduíche de roastbeef, é muito fácil  fazer.
O chutney de manga além do sabor e aroma, tem uma coloração tão linda, parece um pôr de sol dourado e brilhante.

 Ingredientes:

2 xícaras de vinagre de maçã
2 xícaras de açúcar
3 mangas grandes
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de mostarda
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara ( chá) de uvas passas sem sementes

Modo de Fazer

Misture o vinagre com o açúcar, mexa e leve ao fogo até levantar fervura, em seguida coloque as mangas picadas, o gengibre, o alho, a mostarda e deixe cozinhar em fogo baixo até as mangas desmancharem. Acrescente as uvas passa quase no final. Mexa até perceber que as mangas desmancharam e o caldo está grosso, desgrudando do fundo da panela.


  E agora vem a melhor parte: ganhei a receita e o chutney prontinho. A tia Anna fez e trouxe de presente. Ela é uma tia querida que também adora se envolver com as panelas.
Espero que gostem façam e tenham sempre na geladeira esta delícia, é um curinga no verão para incrementar inclusive uma salada.  

Beijos!

Sandra Nunes.

sábado, 19 de novembro de 2011

Bolo de Fubá Creminho

O sol voltou a brilhar! Minha cozinha está tão alegre quanto o dia lá fora. Minhas netas estão aqui por alguns dias, a cozinha fica muito movimentada e com gosto de nostalgia, são várias gostosuras, são muitos aromas se misturando.... bolo assando, brigadeiro, pipoca caramelada, carinhas sujas de massa de bolo crua...
Corram para a cozinha e tenham um ótimo fim de semana!

Bolo de Fubá Creminho

Ingredientes
4 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
2 1/2 xícaras de açucar
4 xícaras de leite
1 pitada de sal
1 1/2 xícara de fubá
1 pires de queijo (costumo usar queijo branco )
1 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Fazer
Bata tudo no liquidificador, na mesma ordem dos ingredientes. Asse em tabuleiro untado e enfarinhado, o forno deve ser bem quente nos primeiros 15 min e depois baixar a temperatura para média por mais 30 a 40 min. Polvilhe açúcar de confeiteiro. Corte em quadradinhos, arrume em um prato.

Este bolo é uma ótima sugestão para variar o bolo do lanche da tarde.
Fica um creminho na parte do meio. Morninho é uma delícia!
Espero que gostem,muitos beijos!

Sandra Nunes

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Doce de Leite

Nada mais clássico que o doce de leite, a versão original feita só com leite, leva muito tempo e paciência, esta com leite condensado é mais rápida e tem a mesma identidade.
Minha mãe fazia muito, inclusive com as variações côco, nozes  e chocolate. Eu gostava de todas. 
Há muito tempo  não fazia estes docinhos, folheando o caderno de receitas dela  a procura de alguma receita nostálgica, encontrei esta tão simples e tão adorada pela família.
 Espero que gostem!

Despeje o doce sobre uma pedra mármore untada com manteiga.

Corte em quadradinhos com uma faca.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 latas de açúcar refinado
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela.Leve ao fogo e mexa até ferver.Continue mexendo vigorosamente,quando perceber que a borda da panela está açucarando, tire do fogo e mexa bastante para chegar no ponto mais grosso. Despeje sobre a pedra untada, espere endurecer um pouco e corte em quadradinhos com uma faca.
Assim que amornar já pode transferir para o prato em que for servir.


Um beijo!

Sandra Nunes

Sem trufas, sem caviar......

Paul  Bocuse
                                                                          

Vou transcrever para vocês o prefácio do livro" Bocuse em sua cozinha", adoro quando podemos desvendar mitos,escrito pelo próprio Bocuse, entendemos como cozinhar pode ser simples, sem custo alto , sem stress....Bocuse é o mais conhecido dos grandes chefs franceses.Seu restaurante em Lyon conserva suas três estrelas do Guia Michelin há mais de 40 anos.

Sem trufas,sem caviar... 
A fórmula continua a mesma,apesar dos 25 anos que separam  esta edição da primeira aparição deste livro.Numa época em que há abundância de livros de receitas nas livrarias, você poderá pensar que uma reedição pode representar apenas mais uma obra no mercado. E eu penso assim também.Porém, o tempo que passou não deu oportunidade às novas gerações de se familiarizar com a prática da cozinha. Tudo é muito rápido e virtual em nossos dias. Apesar disso, sempre haverá um momento em que é preciso chegar à mesa!
A insistência de nutricionistas e os numerosos artigos na imprensa incentivando a busca por melhor nutrição comendo de tudo convenceram-me de que este pequeno breviário de comer simples mas bem ainda é útil hoje, porque boa cozinha não quer dizer complicada e cara. A melhor pode ser aquela que se prepara no dia a dia, como uma sopa de alho poró com batatas e um frango assado.
A cozinha proposta neste livro tem a vantagem de estar ao alcance de todos,ao reagrupar receitas escolhidas fáceis de fazer, de preparação relativamente rápida e a um custo pouco elevado. As receitas são claras, com detalhes sobre manipulação dos ingredientes para que sejam compreendidas por debutantes da cozinha. Não há mágica, basta executá-las. Em um mundo onde preservamos bem mal a qualidade de vida, a cozinha tornou-se um meio de reunir as pessoas na alegria de saborear um prato. Para muitos, cozinhar também se tornou um jeito de relaxar, o prazer de reencontrar o gosto pelas coisas e compartilhá-lo.

Paul Bocuse


Nesta parte do prefácio Bocuse enaltece a simplicidade ,os bons ingredientes, a importância da alimentação como nutrição, e claro o que eu sempre afirmo como diferencial, a cozinha como lazer e prazer de compartilhar uma boa comida com pessoas queridas.
Se alguém quiser me enviar sugestões de assuntos ou mesmo pedir alguma receita específica, vou gostar de receber.

Um beijo!
Sandra Nunes

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bolo de Fubá

  

Domingo é dia de café da manhã caprichado, sentar à mesa com a família, saborear ótimos momentos de descontração! Eu adoro arrumar uma mesa linda e servir um pão fresquinho. Dica: compro os pães durante a semana, os que mais gosto são os integrais e os portugueses do Pão-de-Açúcar,mas pode ser com o pão francês, aí congelo e domingo na hora do café da manhã coloco os pães no forno e eles ficam quentinhos como se tivessem acabado de fazer!
Hoje vou postar esta receita, que é uma de minhas prediletas de bolo de fubá, por ser uma delícia, prática e rápida.
Primeira coisa que faço quando vou servir este bolo no café da manhã é ligar o forno, bater o bolo no liquidificador, colocar para assar, aí arrumo a mesa, faço café, aqueço os pães, pego o jornal....enfim neste tempo o bolo já está quase pronto,tomo uma xícara de café sozinha (eu adoro!), aquele sabor de café quente, revigorante...faço minhas orações, observo os passarinhos que já começam a chegar para comer a fruta que coloco no comedouro, vejo se alguma flor nova desabrochou....aproveito para agradecer à Deus por tudo, me sinto maravilhada com a natureza. De repente começam as risadinhas.... Minhas netas adoram acordar na casa da vovó e eu adoro quando elas estão aqui, aí também asso pão de queijo....enfim como sempre digo, a vida pode ser simples e feliz.

Bolo de Fubá


Ingredientes
2 copos de fubá
1 copo de farinha de trigo
1 copo de óleo
2 copos de leite
1 e 1/2 copo de açúcar
3 ovos
1 colher de pó royal
erva doce à gosto

Modo de fazer
Bater tudo no liquidificador menos o pó royal (que deve ser acrescentado por último sem bater), acrescentar por último a erva doce.
Assar em forma de buraco, forno alto nos primeiros 10 min e depois forno médio.
Desenformar e peneirar açúcar de confeiteiro.
Existem várias receitas de bolo de fubá, mas gosto desta pela praticidade ,sabor e por não ficar seco.
Espero que gostem!

Beijos!

Sandra Nunes 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cavatappi ao Limão Siciliano

Aos domingos meus pratos favoritos são massas ou risotos simplificados, às vezes bate aquela preguiça.....quero aproveitar o tempo rodeada por livros que estão esperando pra serem lidos ,as revistas da semana que chegam, se estiver chovendo então....é perfeito!
Mas o que quer que eu resolva fazer, deve ser simples, mas cheio de sabor....e com os ingredientes que sempre tenho na despensa e na geladeira ,isto se torna uma tarefa fácil e prazeirosa. Esta massa encontrei no Pão de Açúcar, é uma massa curta, torcidinha, linda! Adoro procurar novidades, mas podem usar qualquer massa curta, como penne, parafuso...
A receita que vou compartilhar com vocês fiz neste domingo para meu marido e meu filho Mateus, deu o maior ibope!!!




Cavatappi ao Limão Siciliano

Ingredientes
1 pacote de massa curta
azeite para refogar
cebola picadinha
alho poró cortado fininho
1 pimenta vermelha picadinha sem sementes
sal à gosto
suco e raspas de 2 limões sicilianos
1 garrafinha de creme de leite fresco
salsinha picada
parmesão ralado na hora
Modo de Fazer
Coloque a água para ferver em uma panela com sal ,não sei onde li que a água para cozinhar a massa deve ser salgada como as águas do mar Mediterrâneo... Achei isto romântico!
Em uma frigideira larga e funda aqueça o azeite, coloque a cebola e o alho poró, mexa até ficar macio e brilhante, acrescente a pimenta, mexa mais um pouco, junte o creme de leite, o suco e as raspas dos limões e acerte o sal. Escorra a massa. Dica: aproveite a água quente e escalde o prato que for servir, isto ajuda a conservar o prato quente por mais tempo.
Incorpore o molho à massa, acrescente muito parmesão ralado na hora e bastante salsinha picadinha.
Simples e cheio de sabor....
Espero que gostem!

Sandra Nunes