sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dicas úteis no preparo de suas receitas

Limão:
Em todas as receitas que se pede limão, suco ou raspas da casca, sugiro usar o tipo siciliano, por ser menos ácido e bem mais aromático que os outros. Caso não tenha pode ser substituído pelo tahiti.

Ovos:
Deixe  os ovos em temperatura ambiente, pois crescem mais rápido.

Alho poró:
É ótimo para dar sabor e doçura aos pratos.

Tomate:
Quando uso tomate para molhos acrescento uma colherinha de mel para tirar a acidez.

Alho:
Quando iniciar o refogado, comece pela cebola e depois o alho, para não amargar.

Gengibre:
A forma mais fácil e com menos desperdício de se descascar gengibre é com uma colherinha de café. Vá raspando a casca com a colherinha, pois ela acompanha o abaulado da forma e tira a casca com facilidade.

Trecho do livro O Clube do Biscoito, de Ann Pearlman

....Todos esses ingredientes acrescentam sabor à nossa vida.Uma das bençãos de viver nos tempos modernos é que nos beneficiamos da colaboração da Mãe Natureza,da engenharia humana e da civilização.Pense só.Açúcar,gengibre e canela do Oriente.Chocolate e baunilha do México.Tâmaras e farinha do Oriente Médio.Nozes e frutos secos de todos os cantos do mundo.Uma variedade de alimentos da nossa terra,cujas histórias são emocionantemente variadas,para aguçar nosso apetite e nossa imaginação.
As pessoas também são ingredientes mistos.Cada uma é uma combinação entre açúcar e sal,de temperos combinados à doçura,que ressaltam ambos os sabores......

Li este livro e adorei! A forma como Ann Pearlman escreve misturando ingredientes, histórias de vidas de mulheres tão diferentes,sentimentos e tantas receitas....Ah!!! Uma delícia!!!!

Sandra Nunes

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pãozinho de Minuto Fofinho

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
2 colheres de sopa rasas de fermento em pó
1 colher de chá rasa de sal
3 colheres de sopa de açúcar
2/3 de xícara de manteiga
1/2 xícara de leite
2 ovos

Modo de fazer

Par obter fofinhos macios,peneire juntos 3 vezes os ingredientes secos. Junte a manteiga molinha, bata os ovos com o leite misture a massa rapidamente, manipulando pouco, fica uma massa aerada. Faça pequenas bolas de massa, colocando a quantidade que desejar o tamanho o pãozinho dentro de uma xícara enfarinhada, gire a xícara para dar forma ao pãozinho. Distribua os pãezinhos em um tabuleiro untado e enfarinhado .
Asse em forno pré aquecido quente a 220 graus.
Rende aproximadamente 30 pãezinhos.







Esta receita minha mãe fazia quando eu era criança sempre adorei e continuei fazendo para os meus filhos.... Esta semana fui almoçar na casa da minha Tia Anna e pedi que me mostrasse seus cadernos de receitas e por coincidência encontrei no meio dos cadernos dela, um livrinho todo amarelado que na mesma hora me lembrei de ver sempre sobre a pia de minha mãe. Este livrinho foi publicado pela fabricante Standard Brands of Brazil, inc Fermento em Pó Royal em Junho de 1956.
Meu coração bateu mais forte ao ver esta raridade.Neste livrinho tem ótimas receitas, postarei futuramente para vocês.
Espero que façam e gostem!

Sandra Nunes

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bolo Australiano

Antes de seguir com a receita quero comentar algo sobre este bolo. Para mim o cheiro e o sabor mexem com minhas emoções de forma a me aproximar de pessoas e lugares. Então pedi ao meu filho Pedro que mora na Austrália que me enviasse uma receita que ele habitualmente degusta por lá, assim através do sabor que ele sente eu reproduzo a receita por aqui e sinto um pouquinho da presença dele. Simples mas muito eficaz para manter a conexão que só a tecnologia não é capaz de suprir!
Então aí vai esta receita que segundo meu filho, todas as padarias, mercados e cafés australianos vendem e ele como bom filho de quem é, não vive sem um bolinho delicioso!



Bolo Australiano


Ingredientes
3/4 de um copo de água (copo medida requeijão)
Raspas e o suco de 2 laranjas
2 gotas de essência de laranja
250 gr de manteiga
2 xícaras de açúcar
200 gr de chocolate amargo
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
1/4 de xícara de cacau em pó
2 ovos


Modo de fazer
Misture os 6 primeiros ingredientes em uma panela para derreter o chocolate e dissolver o açúcar, sem ferver.
Retire a panela do fogo e a deixe de lado resfriando. Após amornar acrescente a farinha peneirada junto com o cacau, mexa delicadamente e acrescente os ovos batidos (como omelete). Mexa  tudo levemente para incorporar tudo.
Coloque a massa em uma forma de bolo untada e enfarinhada. Pode ser uma forma redonda ou quadrada sem o tubo no meio.
Asse em forno a 180 graus, por 1 hora e 15' ou até secar. Espete o palito para conferir.


Ingredientes da Cobertura
1 xícara de chocolate amargo em barra picado
1 xícara de creme de leite
3 gotas de essência de laranja


Modo de fazer
Colocar os ingredientes em uma panela e mexer até incorporar o chocolate com o creme de leite.
Cobrir o bolo com esta cobertura.

Fica maravilhosa a combinação do chocolate com o sabor suave da laranja tanto na massa como na cobertura. Irresistível!




Espero que gostem desta receita, fácil de fazer, contém o ingrediente básico que não é a toa alegra nossos dias, pois o chocolate estimula a produção de serotonina, o hormônio do prazer! E ainda mais um motivo para comer chocolate:ele faz bem ao coração! Então o melhor de tudo é comer sem culpa.....